logo RCN
Canoinhas
+11...+21° C
  • 20/05/2025 01:34

Setembro tem queda de 21,51% no Fundo de Participação dos Municípios

';

Valor representa R$ 59 milhões a menos nos cofres dos municípios catarinenses

O cenário de estagnação econômica que o país vem enfrentando em virtude da pandemia do covid-19 já apresenta impactos sobre as contas municipais. Analise da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), alerta para a queda dos valores repassados via Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro. A arrecadação foi 21,51%, em termos nominais. Valor este menor do que o mesmo período de 2019, o que representa R$ 59 milhões a menos nos cofres dos municípios catarinenses.

"Esse é um alerta aos gestores municipais, os indicadores econômicos ainda são incipientes para definir o impacto, entretanto, os sinais são evidentes", aponta a economista da Fecam, Tamara dos Anjos, assessora do eixo Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Desde março o FPM vem apresentando queda em relação ao ano anterior. Desde então os municípios vêm recebendo do governo federal a recomposição das perdas, por Lei de Conversão a recomposição será repassada até novembro deste ano.

O Relatório de Mercado Focus, disponibilizado pelo Banco Central do Brasil apontava um crescimento estimado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,30%, no início de 2020, mas essa expectativa despencou significativamente. "Mesmo com leve indícios de melhora econômica, a expectativa do Banco Central segue em -5% na queda da riqueza do nosso país" finaliza a economista.

Com quase 2 mil casos de covid, Planalto Norte segue em estágio grave de contágio Anterior

Com quase 2 mil casos de covid, Planalto Norte segue em estágio grave de contágio

Dois acidentes são registrados na área urbana de Canoinhas Próximo

Dois acidentes são registrados na área urbana de Canoinhas

Deixe seu comentário